Certamente é multi-factorial, competitividade, visibilidade, eficiência, etc., mas sem dúvida que um ponto bem marcante é nível de inovação. Há indústrias que estão sempre atentas aos anseios e necessidades do mercado consumidor e que encontraram na tecnologia uma parceira para evoluir cada dia mais.
Veja abaixo alguns dos pontos a ter em consideração
Investir em inovação e aumentar a produtividade
Para aumentar a produtividade, uma empresa precisa estar sempre a investir em inovação, seja tecnológica ou na gestão e no processo produtivo. Tudo o que puder ser feito para melhorar o ambiente institucional, aumentar e melhorar a oferta de produtos e melhorar a qualidade da gestão empresarial deve ser feito. Aumentar a produtividade não depende apenas de investimentos financeiros, mas de mudanças na gestão e controlo dos processos. Isso inclui formação de pessoal, ferramentas e equipamentos, logística e até nas relações com os fornecedores e clientes .
Relação trabalho/empresa
Os colaboradores precisam sentir que fazem parte da empresa e que podem crescer com ela. A satisfação com a empresa e com o trabalho que realizam é a base de alta produtividade e desempenho. Invista em reuniões para feedback e comunicação interna.
Explorar novos mercados
Aumentar o mercado consumidor e da demanda são ideais para aumentar o lucro. Mas nem tudo é simples, a exploração de novos mercados é importante mas exige um aumento da inovação e qualidade dos produtos, e muitas vezes o desenvolvimento de novas soluções. O estudo do mercado consumidor e o planeamento de acção é crucial para o sucesso.
Sistemas de Tecnologias de Informação
Um sistema obsoleto é muitas vezes sinónimo de improdutividade e ineficiência. É necessário revisar e investir na estrutura de TI para se manter competitivo. E como o mundo da TI costuma evoluir bem rápido, é preciso estar continuamente atento às novidades do mercado.
Política de Parceria com Fornecedores
Por que não transformar seu fornecedor em parceiro? Ou mesmo dar a terceiros partes do processo de produção. Analisar os processos de fabrico de forma a que se tornem mais eficientes e baratos.
Reorganizar Processos Internos
Uma logística interna optimizada deve estar no planeamento estratégico de qualquer empresa que não queira desperdiçar recursos. Às vezes pequenas mudanças de processos internos são os pontos que uma empresa precisa para aumentar a competitividade.
Investir na área de marketing
Para que uma empresa vender seu público-alvo precisa conhecê-la. A área de marketing, se for bem trabalhada, é capaz de aumentar substancialmente o número de clientes. É necessário um bom plano de marketing, com definição de objectivos, públicos-alvo, estudos de mercado, hábitos de consumo, estratégias, acção e análise de resultados. Sendo sempre um trabalho contínuo adaptado aos resultados obtidos.